sexta-feira, 29 de maio de 2020

A expressão da minha tristeza - Morre o meu irmão Miguel Gama Damasceno - maio de 2020


Uma crônica para uma morte precoce: a do meu irmão Miguel – maio de 2020
No dia que se chama hoje, eu perdi para a Covid-19, o meu irmão Miguel, que era poucos meses mais velho do que eu,. Ele contava 60 anos, completados neste mesmo maio. Para o Estado, a partir do momento que teve o seu óbito registrado e forneceu o atestado aos familiares, ele deixa de existir como pessoa e passa a ser apenas um conjunto de números frios e duros. Ninguém mais verá o seu rosto; nem mesmo será velado o seu corpo. Assim, é apagada a
 Sua trajetória; esquecida a sua memória; sem efeito os seus feitos, os seus defeitos. Agora é considerado apenas cifras formadoras da “necro”-estatística daqueles que foram arrastados da vida, na passagem da tempestade sanitária que nos assola.
Mas, o que fazer? Nada, nada. O que dizer? Nada, nada, simplesmente nada.
Mas eu insisto em querer dizer aos meus irmãos de Santa Bárbara – Simone, Chico, Qele e Perla -, aos meus irmãos de Alagoinhas – João, Edgar Filho e Alba -, aos filhos que lhe nasceram aqui, perto de nós – Gina, Elvis, Roberta e Eduardo -, aos que nasceram em Salvador, cujos nomes não sei de todos; à a sua mãe Adélia, a sua viúva – Telma – e a Edvânia Barbosa – que sendo sua filha adotiva, nossa sobrinha é -, que se sintam estreitados ao meu peito; que sintam os nossos rostos bem juntos, de onde as lágrimas quentes correm: deixemos que elas escorram, que nos molhem a roupa; permitamos que os soluços nos sacudam os corpos, como demonstração do tamanho da perda que acabamos de sofrer; suspiremos de tristeza e saudade, até que a dor que agora nos visita, se levante e vá embora.
Enfim, choremos por ele que partiu, que acabrunhados nos deixou; mas, cuidemos dos que, por enquanto, ainda estamos aqui.

José Jorge Andrade Damasceno

12 comentários:

  1. Não tenho o sangue, não sou filha biológica, mas foi sim meu pai, o pai que meu coração escolheu, a referência de pai que tive na vida.
    Exemplo de homem, de esposo.
    É com muita tristeza que digo esse adeus. Miguel foi meu suporte em vários momentos de minha vida, foi ombro amigo, foi um super avô para minha filha. Ainda não consigo acreditar que essa doença chegou tão perto de nós e de maneira tão dura. Hj eu me sinto órfã de pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, minha menina. Nossa impotência é flagrante; nossa pequenez se torna patente e grita aos nossos ouvidossentidos A vida nos foge, nos escapa, como água por entre os nossos dedos...
      Sinta-se, como disse, estreitada e consolada por mim e pelas minhas poucas palavras.

      Excluir
    2. Vá em paz irmão Miguel mesmo sem conhece-lo percebi que seu legado já mais ser a esquecido que nosso Deus te reserve um bom lugar perto dele e de muitos que foram tirado do meio seus. Um abraço pra toda família que o Senhor console a todos. Meus sentimentos a todos que ficam...

      Excluir
  2. Que Deus na sua infinita bondade console o coração de todos. Meus pêsames.

    ResponderExcluir
  3. Meu mestre Jorge Damasceno.Meus sentimentos!Guarde as memórias e o amor de seu irmão que juntos compartilharam, e procure conforto na certeza que seu irmão teve uma vida feliz e completa, e que agora está em um lugar melhor onde apenas existe paz. Que o conforto e paz procure se alojar nos corações de vocês e seus familiares.

    ResponderExcluir
  4. Força meu querido amigo, que Deus possa lhe amparar e a toda a sua família.

    ResponderExcluir
  5. Com tristeza que leio suas memórias hoje. Força meu amigo e familiares.

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo, conforto de Deus ao seu coração nesse momento de dor. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Força, força, muita força, Jorge. Forte abraço. Raimundo.

    ResponderExcluir
  8. Querido jorge, meus sentimentos. Me junto aqui aos colegas e amigos nesse grande abraço. Como diz o poeta, "gente é prá brilhar. Então Viva! Viva em toda sua família o brilho de seu irmão... É o que desejo, vibrando no coração. Abraços, Francisco Guimarães

    ResponderExcluir
  9. É um momento muito triste mais carregamos as melhores lembranças,o importante é que vivemos o pouco com memoria do muito,e perdemos ele pra esse momento,a tristeza é não poder estar perto é nao poder velo pela ultima vez como desejado,deixando um a Deus como merecido diante de familiares e amigos ,aqui espresso a minha solidariedade a todos que acompanhou sua tragetoria em especialmente nós familiares que estamos vivendo um pesadelo diante dessa pandemia.O amor é incondicional e nunca morre você fez e continuara fazendo parte das nossas vidas em cada coraçao,pedindo para o senhor amento essa dor que nos envade no momento.Vai com Deus e temos certeza que tudo que se foi vivido foi da melhor forma.

    ResponderExcluir
  10. Sem saber o que dizer, no meu atraso tecnológico de insubordinação do TEMPO hábil das mídias sociais.
    De qualquer forma, meus sentimentos, são reais no período de validade dessa dor.
    Agora, também não dá pra fazer nada.
    Um grande abraço, professor.
    Itamar

    ResponderExcluir

Comente; quero saber o que você pensa!