segunda-feira, 14 de abril de 2025

Mário Vargas Llosa - 1936-2025.

OUTONO: CAI MAIS UMA FOLHA DA ÁVORE DOS GRANDES LITERATOS


Hoje se concluiu uma das mais brilhantes e profícuas carreiras literárias  na América Latina. Lado a lado com o colombiano Gabriel Garcia Márquez (1927-2014), o peruano Mário Vargas Llosa, a partir de sua vasta produção livresca, mas também como periodista, desenvolveu um papel de grande importância para que se possa compreender os ditos, os não ditos e os interditos da História Latino-americana. Foi, portanto, por meio da sua vastíssima produção literária e jornalística, que Vargas Llosa trouxe ao conhecimento de tantos quantos acederam aos seus escritos, um importante conjunto d aspectos do viver na América latina e no Caribe, apontando sem quaisquer filtros ou sem escamotar aquilo que pudesse vir a ferir as suscetibilidades dos "Donos do Poder", as mazelas enfrentadas pelos milhões de seres humanos que, via de regra, são constantemente submetidos ao jugo da dominação das nações e asfixiados pelas expropriações exercidas pelas suas elites políticas e econômicas, empoleiradas no topo da pirâmide social que esmaga e esmigalha aqueles outros humanos que, contraditoriamente, são a sua base de sustentação e a sua razão de existir e de enriquecer.

Perde a literatura latino-americana; perdem os leitores que apreciam o modo e o tipo de literatura que Llosa produziu, restando, enfim, mergulhar com maior avidez no conjunto daquela obra que lhe rendera o Prêmio Nobel de literatura de 2010. Como se não bastasse o fato de ser o outono a estação em que caem as folhas, murcham as flores e raream os frutos, acaba por ser neste outono de 2025, o momento em que cai mais uma folha da árvore dos literatos.


Alagoinhas, 14 de abril - OUTONO DE 2025: 

Professor Damasceno - historiadorbaiano@gmail.com

Um comentário:

  1. Pois é, Jorge, a vida tem essa sequência imutável:a morte é o destino dos grandes também A diferença é que, esse está imortalizado na sua produção e na lembrança dos viventes do seu tempo.

    ResponderExcluir

Comente; quero saber o que você pensa!